logo

quem somos

Missão

Incentivar e promover a inclusão social de pessoas com deficiências na sociedade por meio do esporte. Promover a valorização e o respeito pelas capacidades e potencialidades de cada indivíduo.

Visão

Ser reconhecido nacionalmente e internacionalmente como um projeto que aproxima as pessoas com e sem deficiência e que promove o respeito e a empatia entre elas

Valores

Nossa instituição é pautada na transparência, no respeito, na ética, no amor, no incentivo, na empatia e na valorização das potencialidades de cada indivíduo.

Somos uma instituição sem fins lucrativos fundada por Edmilson Reame e Vitor Montebello em dezembro de 2019.

Somos mantidos por ações voluntárias e doações de diversas empresas, parceiros e colaboradores.

WhatsApp Image 2020-07-16 at 12.10.03
IMG_2839
IMG_2364

histórico

Em dezembro de 2018, Edmilson participou da 2ª Corrida da Inclusão na Decathlon em Campinas com a sua cachorra corredora Luna.
Na ocasião, ele pôde conhecer e compor um grupo de corredores voluntários que conduziam pessoas com deficiência em triciclos adaptados.
Essa experiência foi incrível e a emoção tomou conta de Edmilson que não conteve as lágrimas ao ver a felicidade daquelas crianças que estavam sendo conduzidas.
Naquele mesmo dia, decidiu que levaria este projeto para Piracicaba.
Após várias tentativas e pedidos de apoio e orientação a outros grupos semelhantes, no dia 08 de dezembro de 2019, em conversa com o amigo e também corredor amador Vitor Montebello, foi dado o ponta pé inicial do projeto.
O primeiro passo foi apresentar o projeto por meio das redes sociais e em seguida começou a busca por apoiadores.
Para a surpresa dos dois amigos, a doação de um primeiro triciclo veio já na primeira semana após a divulgação do Projeto, seguida da doação de um segundo triciclo em pouquíssimo tempo.
Vinte dias após a divulgação do projeto foi criado um grupo de Whatsapp e com o apoio da amiga e corredora amadora Luciane Lima, foi possível captar novos voluntários que divulgaram amplamente o projeto. Neste mesmo dia, vários apoiadores se uniram e doaram mais 3 triciclos.
No dia 09 de fevereiro de 2020 foi realizado o lançamento oficial do Pernas Caipiras.
O evento aconteceu nas dependências do Fios do Bem, uma instituição parceira, que fica localizada no Lar dos Velhinhos em Piracicaba.
Após a cerimônia de Lançamento do Projeto foi oferecido um belo café da manhã a todos os presentes ao som do grupo Fantásticos do Samba, que nos presenteou com o show.
O evento pôde contar com corredores amadores, representantes de empresas apoiadoras, representantes de Instituições públicas e privadas e de diversos veículos da imprensa que declaram amplamente seu apoio ao Pernas Caipiras por compreenderem a importância da missão desse projeto.
O Pernas Caipiras conta hoje com um grupo sólido de pessoas engajadas e comprometidas que comungam de um mesmo ideal: promover a conscientização da importância da inclusão de pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade, bem como incluí-las nas corridas de rua.

equipe administrativa

quem somos

1- Ana Paula Massarutto / 2 - Edmilson Reame / 3 - Fabiane Favarelli Navega / 4 - Flávia Amaral / 5 - Juliana Mazzonetto / 6 - Luciano Ribeiro / 7 - Luciane Lima / 8 - Michelly Basso / 9 - Paulo Amaral / 10 - Rodrigo Ferezini / 11 - Rodrigo de Paula Machado / 12 - Vitor Montebello / 13 - Marcelo Cavarsan / 14 - Ellen Fernanda Caderan Reame / 15 - Luis H. Marangoni

O Pernas Caipiras conta ainda com mais de 150 voluntários corredores e esse número vem aumentando a cada dia. São voluntários que participam ativamente não só conduzindo os triciclos durante as corridas, caminhadas, dão suporte na tenda oficial, bem como, promovendo ações sociais, divulgando e apoiando esta causa.
Além dos 5 triciclos, foram adquiridos uma tenda, banquetas, equipamentos de segurança e galões de água.
Foi desenvolvida uma camiseta que leva o logo do Pernas Caipiras que foi projeto pelo cartunista piracicabano Luiz H. Marangoni. Foi desenvolvido também copos reutilizáveis com o logo do Pernas Caipiras, adesivos e a venda destes produtos tem proporcionado recursos para a manutenção do projeto.