Inclusão Social e Cidadania

Sabemos que nosso país é conhecido pela diversidade cultural dos seus cidadãos, no entanto, o problema da exclusão ainda é grave e atinge várias camadas da sociedade.

Os grupos que mais sofrem com a exclusão são:  índios, negros, pobres, transexuais, homossexuais e pessoas com deficiências físicas/motoras, cognitivas e sensoriais. Mas você sabe o que é inclusão social?

A inclusão social é o conjunto de medidas voltadas a indivíduos excluídos do meio social, seja por alguma deficiência física, ou intelectual, cor da pele, orientação sexual, gênero ou poder aquisitivo dentro da comunidade.

Dessa forma, o objetivo dessas ações é possibilitar que todos os cidadãos tenham oportunidades de acesso a bens e serviços, como saúde, educação, emprego, renda, lazer, cultura, entre outros.

Qual a importância dessa inclusão social?

Desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a liberdade e a igualdade entre as pessoas começou a ganhar espaço nos debates e reflexões mundiais.

Foi a partir dessa declaração que a inclusão social foi ganhando cada vez mais importância, debates, questionamentos e amparo legal que passaram a assegurar a igualdade de direitos entre as pessoas.

 Dessa forma, a inclusão social é importante, pois combate a exclusão e permite a democratização de diversos espaços e serviços para todos, inclusive aqueles que não possuem acesso a eles.

Aqui em nosso país a inclusão social ocorre principalmente por meio de políticas públicas, como por exemplo:  cotas raciais, a proteção dos direitos das mulheres, da população negra e dos homossexuais.

Entretanto, apesar da existência dessas leis que visam combater a exclusão social no país, esse problema ainda é uma realidade presente que demanda atenção e atinge diversos grupos sociais.

Pensando nas pessoas com deficiência temos a LBI (Lei Brasileira de Inclusão- nº 13.146/2015) que assegura todos os direitos e inclusão dessas pessoas.

Falar em Inclusão Social é resgatar os excluídos socialmente, assim como as pessoas em situação de rua, que pelos mais variados motivos, encontram-se vagando pelas ruas em busca de sobrevivência.

Esses membros da sociedade tornam-se vulneráveis e expostos a perigos constantes, sendo suscetíveis ao adoecimento mental e ao sofrimento psíquico devido à ausência de uma rede de apoio.

Observamos a falta de políticas públicas que atendam essas pessoas, que buscam ser socorridas por órgãos não governamentais e instituições religiosas que atendem essa população ofertando alimentos, remédios entre outros cuidados.

Outro tipo de exclusão social existente na nossa sociedade, é a que se refere aos negros, grupo que compõe 54% do nosso país, e que vivenciam ausência de uma democracia racial.

Podemos notar então, que quando falamos em inclusão social, não nos referimos exclusivamente às pessoas com deficiência, mas sim a grupos que não se enquadram em paradigmas ou estigmas impostos pela nossa sociedade.

Como praticar a inclusão social?

Primeiramente precisamos desenvolver um sentimento chamado EMPATIA, assim poderemos nos colocar no lugar do próximo e refletirmos sobre nossos atos.

Outras medidas podem auxiliar na inclusão social:

  • Campanhas de conscientização populacional acerca da inclusão e respeito as diferenças
  • Reflexões sobre diversidade humana
  • Campanhas sociais que estimulem a contratação de pessoas com deficiência
  • Aumentar a representação das pessoas com deficiência na política, no esporte e em toda a sociedade
  • Utilizar o esporte como forma de integração social
  • Humanizar e respeitar todo indivíduo independentemente das diferenças sociais
  • Lutar e cobrar por políticas públicas que atendam aos grupos excluídos da sociedade

A inclusão vai além do estar junto, ela exige que possamos aceitar e respeitar todas as diferenças e valorizar todas as possibilidades.

A convivência entre pessoas diferentes proporciona grandes ensinamentos, como respeito e ética, construir relações afetivas, ser receptivo às diferenças, mostrar tolerância com o outro, ter cooperação, entre outras.

Quando há inclusão social, a mudança de atitude ocorre em todos os ambientes.

Referências:

ALVES, Fátima. Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio. Rio de Janeiro: Wak editora, 2012. https://www.politize.com.br/inclusaosocial https://escolaweb.com.br/blog/oqueepoliticadeinclusaosocial 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *