Lar ou Campo de Concentração??

A maior necessidade de uma criança, para que ela se torne um adulto seguro e com autoestima é ser aceito e amado por seus pais ou responsáveis. A admiração da criança por seus genitores o fará ser alguém ainda melhor, pois a inspiração é um trampolim no processo de aprendizagem.

Uma criança pode ser comparada a uma esponja, tudo o que os pais disserem para ela é sua verdade absoluta, pois crianças não possuem filtros capazes de reter informações que não lhe são úteis.

Entenda bem, tudo o que a criança ver, ouvir e sentir, sobre forte impacto emocional ou repetidas vezes em seu ceio materno, durante a primeira infância, formará o seu banco de dados e assim, todas as atitudes na fase adulta, se basearão nestes mesmos dados.

Se uma criança nasceu e cresceu em um lar harmonioso, aonde há respeito, companheirismo, amor, acolhimento e segurança, esta criança irá crescer superpoderosa, pois levará para a fase adulta todos os aprendizados, e seu caráter e personalidade baseados em segurança e amor.

Mas e se neste lar tudo o que esta criança viu, ouviu e sentiu foram estímulos de medo, insegurança e violência? E se está criança presencia todos os dias cenas horríveis de pais desrespeitosos, agressivos, alcoólatras e violentos? Cenas de terror, violência e pânico são rotina em seu dia a dia, então seu corpo recebe descargas de adrenalina e cortisol, o hormônio do estresse. Sim, acredite que criança também tem estresse e tudo vem de lares violentos.

Agora como esta criança se relaciona na vizinhança, ou na escola, após viver neste ambiente violento? O que ela aprendeu com seus pais? Frequentemente, estas crianças sofrem nas escolas com isolamento social ou até mesmo por também terem comportamentos violentos, o que os afasta também da possibilidade de serem amados e aceitos pelos professores e colegas.

Crianças sem autoestima e segurança, vestem um personagem, ou até mesmo uma armadura, para que não descubram sua fragilidade e por terem vergonha de ser quem são. Crianças são vítimas de outras vítimas, pois os pais de certo, também cresceram em lares desestabilizados… você não consegue dar o que não teve, mas precisa aprender e mudar, para que o ciclo de violência acabe.

Ouço relatos, todos os dias, de adultos depressivos e ansiosos, vindos de lares violentos, onde o sistema “luta e fuga” tinha que estar sempre acionado, e hoje, mesmo em ambientes tranquilos, não conseguem construir sua paz e mudar a característica da mente humana que vão determinar os seus pensamentos, comportamentos e atitudes.

Se os pais tivessem a consciência do mal que podem causar em seus filhos, permitindo que ele cresça em um lar violento, imerso em brigas, discussões e falta de respeito, muito sofrimento seria evitado.

Pai/Mãe, não destruam a vida dos seus filhos, pois toda criança tem o direito e merece viver em um lar de paz, aconchego e amor!

Com carinho,

Fabiane Fischer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *