Como cuidar da saúde emocional na pandemia?

Como cuidar da saúde emocional na pandemia?

Cuidar das emoções nunca foi tão importante, pois já estamos há um ano em pandemia do Coronavírus, e vivenciamos um aumento de casos de Covid-19 pela nova variante com maior facilidade de contágio, fato que exige cuidados redobrados de higiene e de distanciamento social.

É importante entendermos que cada pessoa está sendo afetada de um jeito. Além disso, as crianças e adolescentes podem manifestar o sofrimento psíquico com a mudança de comportamento, isso pode ser uma resposta natural a tudo que estamos vivendo, porém requer ajuda dos adultos, e em alguns casos dos profissionais da saúde. Portanto, é fundamental entendermos como essas mudanças impactam a nossa saúde mental.

As pessoas estão mais cansadas, estressadas e ansiosas. Diante desse contexto, salienta-se que é esperado um aumento das emoções como medo, ansiedade, irritação, raiva e insegurança, e essas emoções precisam ser elaboradas.

As pesquisas, e a busca de atendimento psicológico, apontam um aumento considerável de casos de depressão e ansiedade em todas as faixas etárias, mas principalmente em crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

A ansiedade é uma resposta normal e adaptativa de proteção. Ela se torna um problema quando se manifesta por preocupação excessiva e incontrolável, irritação, agitação, dificuldade de se concentrar e insônia. Já a depressão apresenta os seguintes sintomas:  humor irritável, tristeza persistente, perda de prazer nas atividades do dia a dia e pensamentos negativos, além de prejuízos no sono e no apetite também são frequentes.

A ansiedade e a depressão podem prejudicar os relacionamentos familiares, o desempenho escolar e profissional. A boa notícia é que tanto a ansiedade como a depressão podem ser reduzidas com o tratamento adequado. O profissional da psicologia e da psiquiatria dispõem de tratamentos eficazes.

Para ajudá-los a cuidar das emoções, compartilho algumas estratégias:

Identificar as emoções: os adultos podem ajudar as crianças e os adolescentes a reconhecerem e lidarem com as emoções. Mostre que você considera as preocupações dos seus filhos importantes e apropriadas. Fale das próprias emoções e conte sobre eventos adversos que você já viveu e quais estratégias utilizou para gerenciar as emoções.

Acesse as notícias com moderação: se as crianças e crianças mais velhas querem assistir às notícias e é algo que você julgue adequado para o momento, assista com elas e esteja pronto para responder perguntas que podem ser levantadas. Procure acessar os noticiários pela parte da manhã para não atrapalhar o seu sono.

Seja um modelo de calma e serenidade para as crianças: a forma como os adultos se comportam impacta nas emoções e no comportamento dos filhos. Se os pais estão estressados, as crianças e adolescentes podem reagir com agressividade, ou ficarem mais dependentes dos pais. Lembre-se de que os pais servem de modelo, se você está demonstrando calma, a criança entende que é dessa maneira que se lida com situações difíceis.

Escolher alguns minutos para fazer pausas ao longo do dia para olhar para si mesmo, para a própria ansiedade, tentando focar no momento presente pode ajudar a modelar calma para as crianças.

Mantenha uma rotina: mudanças significativas nas rotinas ou horários diários costumam ser estressantes para as crianças, a rotina traz segurança para todos, tenha horário definido para dormir e acordar, fazer as refeições, estudar, trabalhar, exercitar-se e ter momentos de lazer em família para reduzir o estresse.

Mantenha a conexão com os familiares e amigos: utilize a tecnologia e a internet para manter-se conectado e aumentar o vínculo com os amigos e familiares. Seja por mensagem, ligação ou vídeo. Forneça conforto para as pessoas que você ama.

Cuide da sua própria saúde mental: para cuidar dos outros você precisa estar bem. Então consulte um profissional da psicologia para desenvolver estratégias para lidar com o estresse e aumentar o bem-estar.

Acredito que a pandemia pode ser uma oportunidade de aprendizado e, principalmente, de cuidar da saúde emocional para sairmos mais fortalecidos emocionalmente. Conte comigo!

Denise A. Wendland

Psicóloga e Neuropsicóloga CRP 06/110172

 

Referências consultadas:

Tisser L. (2018) Transtornos Psicopatológicos na Infância e na Adolescência. Novo Hamburgo: Sinopsys.

Santos MFR & Oliveira MEF (2020) Saúde mental em tempos de covid-19: a importância do atendimento psicológico remoto. Revista Transformar |14, Edição Especial “Covid-19: pesquisa, diálogos transdisciplinares e perspectivas”, mai./ago

2 comentários em “Como cuidar da saúde emocional na pandemia?”

  1. Leitura que traz compreensão e clareza para atitudes positivas nesse momento. E as orientações oferecidas são pertinentes para pais e educadores.

  2. Juliése Duarte da Silva

    Neste momento toda e qualquer tipo de ajuda e conhecimento é válido, é uma situação que nunca imaginaríamos viver, e como consequência, estamos sofrendo…. parabéns Denise, e obrigada por compartilhar tanto conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *