A importância da Alimentação no desenvolvimento infantil

 

A nutrição infantil saudável e balanceada é pré-requisito para a manutenção da atenção, do foco e da concentração, ou seja, da aprendizagem.

Quando o criança tem uma alimentação adequada, o seu rendimento pedagógico tende a ser melhor devido ao papel que os nutrientes representam nas habilidades cerebrais.

Outro fator influenciado pela qualidade dos alimentos ingeridos, é o desenvolvimento da criança nas atividades motoras, como educação física e esportes no geral, que requerem um significativo esforço corporal.

Logo, crianças que ingerem alimentos pouco nutritivos ou com teor energético insuficiente para a manutenção das funções orgânicas tendem a ter o seu desenvolvimento psicomotor e cognitivo comprometidos.

Alimentos com importantes propriedades nutricionais, para o desenvolvimento infantil:

Peixe: ricos em ômega 3 e DHA, trazem nutrientes essenciais para o desenvolvimento do sistema nervoso e retina. O ideal é consumir de duas a três vezes por semana.

Frutas: além de laranja e limão, a acerola é outra fruta repleta de vitamina C, que reforça a imunidade e previne gripes e resfriados. Frutas vermelhas, como morango, framboesa, mirtilo, amora, auxiliam na redução do colesterol ruim (LDH). O mamão, além de combater a constipação intestinal, tem ação cicatrizante e é fonte de vitamina A e C. E a banana, que é uma fruta bem aceita pelas crianças, é rica em fibras e potássio.

Arroz: fonte de carboidratos e vitamina B1, que fornecerá energia para a criançada! Uma dica para tornar o arroz mais atraente para as crianças é adicionar cores (beterraba, cenoura, vagem etc)

Feijão: com arroz, forma a dupla perfeita! É fundamental para a formação de hemoglobinas, que transportam o oxigênio e ajuda a combater a anemia devido à alta concentração de ácido fólico.

Vegetais de folhas verdes escuras: por serem boas fontes de fibras, eles contribuem para o funcionamento do intestino, além de prevenir a elevação do colesterol. Também são ricos em vitaminas e minerais, como o cálcio, fundamental para o desenvolvimento das crianças.

Aveia: rica em fibras, fornece maior sensação de saciedade para o organismo. A aveia também é um alimento que contribui para a diminuição do colesterol.

Castanhas: ajudam na liberação da serotonina, um neurotransmissor que atua positivamente sobre o humor. Também contribuem para aumento do bom colesterol

Importante reforçar que o consumo excessivo de alguns tipos de alimentos, pode prejudicar a boa nutrição da criança e, consequentemente, o desenvolvimento de modo geral:

  • Produtos ultraprocessados e ricos em açúcares, como: refrigerantes, sucos industrializados, biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, embutidos etc
  • Produtos com muitos corantes e conservantes, como os industrializados e ultraprocessados

Invista sempre em alimentos naturais e artesanais, ou seja, descasque mais e desembale menos!

Nutricionista Ana Paula Sanches

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *