Mamãe, como anda o seu gerenciamento de tempo??

Se você tem sentido frequentemente que precisaria de mais horas no dia para dar conta de tudo, algo pode estar errado no seu gerenciamento de tempo.

Mas afinal, o que é gerenciamento de tempo?

Gerenciamento de tempo (ou gestão de tempo) é a forma que você decide usar o seu tempo para maximizar a sua produtividade e alcançar seus objetivos. Todos temos as mesmas 24 horas no dia para realizar as nossas tarefas, mas, o que diferencia os que conseguem utilizá-las de forma mais proveitosa e os que não? Exatamente a forma com que administram o seu próprio tempo.

Há muitos anos as mulheres vêm se dedicando em conquistar o seu espaço no mercado profissional, o que, consequentemente, resultou em uma redução no tempo disponível para se dedicarem as tarefas domésticas. Essa redução no tempo disponível para se dedicar aos filhos, ao casamento e ao lar acabam gerando uma grande frustação e sensação de impotência em grande parte delas, ao se julgarem incapazes de gerenciar a vida profissional e pessoal.

O que dizer então das mães atípicas que, além da carga tradicional de afazeres que resultam da maternidade, são sobrecarregadas com demandas específicas como uma maior disponibilidade de tempo para terapias e consultas frequentes com especialistas.

A saída para essa sinuca de bico passa por aprender estratégias eficazes de planejamento e gestão do tempo para entender que não dá para fazer tudo. É preciso cada vez mais saber selecionar as atividades e pessoas realmente importantes, utilizar mais a palavra “não” e planejar em equipe, seja ela profissional, para reduzir as urgências, ou familiar, para ter mais tempo com a família.

No âmbito familiar, todos tem que se conscientizar sobre a importância da divisão de tarefas entre homem e mulher e que sim, também é papel do homem cuidar do ambiente em que vivem, bem como dos filhos. Acostumar-se a fazer um planejamento semanal em conjunto, com uma divisão igualitária do tempo disponível é uma forma saudável de equilíbrio e de cumplicidade no relacionamento. Nesse passo, a tecnologia pode ser um grande aliado, através da utilização de agendas eletrônicas compartilhadas como a agenda do google.

Durante o planejamento, não se esqueçam de reservar horários para atividades pessoais como a prática de atividades físicas, ir ao cabeleireiro, fazer as unhas, checar os e-mails etc. Lembrem-se também que imprevistos podem acontecer, então, reserve pelo menos 30% do seu tempo disponível para eles. Fazer uma lista de compras e um cardápio semanal também são grandes aliados quando falamos em gestão do tempo.

Reserve também um tempo para se dedicar integralmente aos filhos. Nesse quesito, o que vale mais é a qualidade do que a quantidade. Vinte a trinta minutos diários sem interferência de celulares, televisão e outros afazeres podem ser muito mais proveitosos do que horas de tempo dispendido sem qualidade. Durante esse tempo, foque em ouvir, brincar e viver com o seu filho. Esses intervalos regulares com qualidade ajudam a criança na percepção da presença materna, mesmo com uma agenda de trabalho agitada.

Disso tudo, a lição que pode ser tirada é de que, por mais que as mulheres pareçam os seres mais fortes do mundo, elas precisam de ajuda, de planejamento e de organização para exercerem, da melhor maneira possível, os seus tantos papéis, de mãe, de profissional, de esposa e de mulher. A mulher precisa cada vez mais ser a dona do seu tempo.

Dicas

Abaixo listamos mais algumas dicas que podem ser aplicadas para melhorar a sua gestão do tempo. Caso queira se aprofundar ainda mais, recomendamos a matéria “As 9 melhores técnicas de Gerenciamento de Tempo para você nunca mais dizer “não tenho tempo para nada””, disponível no site www.mude.vc.

  1. Priorize o mais importante

Acostume-se a se colocar em primeiro lugar e a dar prioridade as coisas mais importantes para você e para a sua família.

  1. Delegue tarefas

Aprenda de uma vez por todas que delegar não é fugir das suas responsabilidades. Já dizia Steve Jobs: “Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto”. Sabendo delegar, vai sobrar muito mais tempo para fazer o que você sabe fazer de melhor.

  1. Cancele, se precisar

Se notar que algo na sua programação diária não vai lhe ajudar em nada, cancele enquanto há tempo. Não tenha medo de tomar essa decisão quando ela precisar ser feita, só tome cuidado para que isso não se torne um hábito, o que pode ser péssimo para a sua imagem.

  1. Saiba dizer “não”

Seu tempo é precioso demais para ser gasto com atividades que não estão alinhadas com os seus objetivos, se você não colocar o seu próprio tempo primeiro lugar, ninguém vai. Use estratégias para ganhar mais tempo para pensar melhor na proposta e tomar decisões mais assertivas.

  1. Defina prazos

Aprenda a definir prazos que estão dentro da sua realidade. Se comprometer a entregar um projeto em um tempo que você sabe que não está dentro das suas possibilidades só vai gerar mais estresse e desviar o seu foco. Os projetos devem se encaixar na sua rotina e não o contrário.

  1. Evite a procrastinação

Deixar para resolver tudo no último minuto (e ficar apagando incêndios), fará você eventualmente perder mais tempo do que se tivesse se adiantado ou planejado. Em um primeiro momento, trocar aquela atividade chata por horas nas redes sociais pode parecer extremamente prazeroso, mas acredite, essa troca vai cobrar o seu preço lá na frente.

  1. Evite multitarefas

O ser humano faz melhor suas atividades quando foca e concentra em uma coisa de cada vez, ser multitarefa só reforça a ideia de que você não tem uma gestão de tempo adequada.

Tenha foco no que você começou e vá até o final, não dá para fazer muitas coisas e manter seus padrões de qualidade ao mesmo tempo.

Já dizia o ditado, “não dá pra assobiar e chupar cana”.

  1. Faça pausas programadas

Está comprovado cientificamente que o cérebro humano só consegue se concentrar em uma mesma atividade por no máximo 90 minutos. Portanto, se quer manter a sua produtividade em alta ao longo do dia, programe pequenas pausas pelo menos a cada 90 minutos.

  1. Estabeleça um horário para as redes sociais

A questão aqui não é abolir totalmente as redes sociais da sua vida, mesmo porque, hoje em dia, elas fazem parte da nossa realidade. Mas, aprender a diferenciar a hora do lazer e do trabalho e definir um horário e tempo máximo para verificar as redes sociais vai te trazer benefícios incalculáveis.

  1. Não fique esperando o momento perfeito, ele pode simplesmente não aparecer

Ficar esperando aquele momento mágico em que a inspiração “cai do céu” pode trazer sérias consequências. O segredo aqui é simplesmente começar, com foco e um pouco de dedicação, aquela ideia que parecia distante vai simplesmente aparecer diante dos seus olhos.

  1. Não se apegue a perfeição

Já dizia o ditado “antes feito do que perfeito”. Querer alcançar a perfeição é humanamente impossível.

  1. Aproveite ao máximo as “horas de espera”

A fila do supermercado, a espera no consultório do dentista, o atraso do cliente, pode ser tempo desperdiçado ou tempo aproveitado. Que tal aproveitar esses minutos preciosos para responder um e-mail no celular, ouvir um podcast, ler um livro. A dica aqui é estar sempre preparada para essas situações, carregar um livro e um fone de ouvido na bolsa não faz mal a ninguém.

  1. Cuide de você

Quando não estamos bem com nós mesmos, tudo parece fluir na direção contrária, lembre-se que o nosso exterior é reflexo do nosso interior. A combinação de atividade física, alimentação balanceada e sono de qualidade podem fazer milagres no seu dia a dia.

  1. Viva o momento

Nada de ficar pensando “naquilo” na hora que “aquilo” não pode ser feito, desenvolva o hábito de fazer a coisa certa no momento certo

  1. Torne tudo isso um hábito

Agora é hora de pegar todas essas dicas e colocar a mão na massa. Não precisa fazer tudo de uma vez, o importante é começar o quanto antes.

Assim que começar a aplicar algumas das dicas acima, verá o quão prazeroso é terminar o dia com a sensação de dever cumprido e se motivará ainda mais para continuar fazendo as mudanças necessárias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *