Alimentação e Aprendizado

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE INTERFERIR NA DISPOSIÇÃO PARA O APRENDIZADO?

Que alimentação é importante e fundamental para o crescimento e desenvolvimento infantil muito já se fala, mas o quanto essa alimentação saudável é primordial e está diretamente relacionada para um desenvolvimento integral, e como parte deste o intelecto e cognitivo ainda estão ganhando espaço e visibilidade dos pais, médicos, profissionais da saúde e educadores. No entanto, trazer uma visão ampliada e com mais afeto pela alimentação na infância e adolescência, torna ainda mais importante novas ações e políticas que garantem o acesso à alimentos e a disseminação da educação nutricional.

A criança bem nutrida tem maior facilidade na concentração e manutenção no foco, tem mais energia e disponibilidade para o melhor desempenho nas atividades e assim com um desenvolvimento adequado e esperado.

Vale lembrar que a desnutrição não é apenas caracterizada pelo déficit de desenvolvimento em peso e estatura, mas também é através de carências nutricionais que muitas doenças se instalem ou até se agravam, sendo assim, com o crescimento de um cenário muito controverso, onde ainda há muita desnutrição, os índices de obesidade infantil vem crescendo. 

Um dos principais motivos é a alimentação e sedentarismo, com níveis de nutrientes insuficientes para a manutenção e desenvolvimento das funções orgânicas (psicomotor e cognitivo), pois crianças estão ingerindo cada vez mais alimentos pouco nutritivos e com calorias vazias (alimentos ricos em açúcares e gorduras, comum em refrigerantes, sucos industrializados, doces, biscoitos e salgadinhos, ou seja, aqueles alimentos processados e ultra processados).

Veremos algumas orientações mais práticas para o seu dia a dia, procurando incluir gradativamente na rotina da criança e do adolescente, mas que pode ser tomada comum à rotina familiar.

Temperos como sálvia e açafrão são ricos em potássio, assim como vegetais verdes escuros entre outras vitaminas que contribuem na concentração e memória.

Alimentos ricos em ômega 3 tem importante papel na melhoria do aprendizado por favorecerem os estímulos e comunicação entre os neurônios, no caso alimentos facilmente encontrados são os peixes (principalmente os de água salgada, como sardinha, arenque e cavala) e sementes como a linhaça e chia.

As vitaminas do complexo B também auxiliam no desenvolvimento dos neurônios e comunicação entre eles, além de ajudarem na energia e melhorar a memória. Estão presentes principalmente na proteína animal (carne vermelha, peixes, aves, ovos) e alimentos fonte de proteína vegetal, como as leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), além de sementes (como girassol, abóbora) e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas).

A colina, presente principalmente na gema de ovo e na soja, é um aminoácido importante para as células neurais, auxiliando na memória e cognição.

Alimentos ricos em ferro previnem anemia e auxiliam no processo de formação da hemoglobina, célula responsável pela oxigenação do sangue e cérebro, fortalecendo o sistema metabólico e energético. Sua carência afeta diretamente a concentração e aprendizado, além de sintomas como fraqueza, indisposição e falta de energia. Alimentos fonte de ferro são: vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre, escarola), feijão e outras leguminosas, carne vermelha, sardinha, gema de ovo e semente de girassol e abóbora, além de outros grãos integrais. A beterraba, além de ser boa fonte de ferro, contém boas concentrações de nitrato, aumentando a irrigação do sangue e oxigênio no cérebro.

O carboidrato tem seu papel fundamental no processo do desenvolvimento integral da criança e do adolescente, além de ser uma excelente fonte energética, boas escolhas, podem trazer muito mais do que energia, e sim, muitos nutrientes, entre vitaminas e minerais. Priorizar os cereais integrais evitam a sonolência e trazem maior presença e estado de alerta para a execução de tarefas, pois as fibras contidas nesses alimentos, ajudam a liberar a glicose no organismo de maneira gradual, mantendo a disponibilidade de energia, favorecendo a saciedade, evitando picos na glicemia e sensação de fome a todo momento. Sua carência ou excesso estão diretamente relacionados a prejuízos não só no desenvolvimento físico como a memorização, concentração, manutenção do foco e consequentemente o aprendizado.

Uma alimentação equilibrada e saudável, em quantidade e qualidade, com boa distribuição entre todos os grupos alimentares, e fazer disso uma prática rotineira e familiar, contribui para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, além de prevenir doenças futuras.

Nathalia Possignolo – Nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *