Doe Sangue, doe vida!

O Hemonúcleo é uma Instituição pública, sem fins lucrativos e realiza atividades de Hemoterapia e Hematologia. Fornece sangue, hemocomponentes e derivados, com qualidade.

Sua função principal é o desenvolvimento da política estadual de sangue e hemoderivados, com base na legislação federal.

O atendimento para doações de sangue funciona de segunda a sexta das 7h30 às 13h (pontos facultativos e determinados feriados).

Devido a pandemia, estamos fazendo o agendamento pelo site https://agendamento.hemocentro.unicamp.br/, mas atendemos as pessoas que comparecem sem agendar, porém ressaltamos que existe uma quantidade máxima de atendimento diário, portanto, o agendamento da doação é mais garantido.

Atualmente, nosso prédio está em reforma, mas atendemos na Rua Silva Jardim, 1700 (Antigo prédio do ‘Saúde Inteligente’, dentro do complexo da santa casa). Dúvidas podem ser solucionadas através do telefone 19 3422-2019 e e-mail: [email protected]

Porque doar sangue?

O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, é essencial à vida, não tem substituto.

É uma a atitude de empatia, amor e cidadania.

Ao realizar uma doação de sangue, você está ajudando pelo menos três pacientes que necessitam de transfusão. A doação, respeitando os critérios técnicos, não acarreta qualquer risco para o doador. Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade é, principalmente, um ato que salva vidas!

Todo o processo para doação de sangue, leva em torno de 80 minutos (cadastro, pré-triagem, triagem, coleta).

O que precisa para ser um doador?

Obrigatório a apresentação de documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial.

Ter entre 16 a 69 anos, os menores de 18 são aceitos apenas com consentimento formal e presencial do responsável legal, para cada doação. Maiores de 60 anos não podem doar pela primeira vez.

Pesar no mínimo, 50 kg.

Não estar em jejum, tomar café da manhã, mas não almoçar.

Estar descansado.

O intervalo para doações: homens são 60 dias (máximo 4 vezes nos últimos 12 meses) e mulheres 90 dias (máximo 3 vezes nos últimos 12 meses)

Campanha Junho Vermelho

Criada em junho de 2015 e estendida pelo Ministério da Saúde (MS) para todo o país, a campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população de que é um ato de amor ao próximo, atitude que salva vidas.

Foi escolhido esse mês, pois o Dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Doe sangue, doe vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *